quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Totens






Para investigar os segredos dos totens é preciso fazer uma longa viagem no tempo. Segundo os estudiosos, eles existem desde a Pré-História e foram usados em vários lugares do mundo.




O totem pode ser a figura de um animal, de uma planta, de uma pessoa ou mesmo de um objeto. Quando um homem caçava um animal, por exemplo, às vezes colocava a pele em frente à caverna onde morava com a família, para mostrar seu poder e pedir proteção das forças da natureza. Assim, ele criava um totem.




Os totens mais famosos são esculturas de madeira feitas por tribos indígenas dos Estados Unidos e do Canadá. Para alguns povos eles eram como guardiões ou protetores. Outros grupos faziam essas esculturas para contar histórias sobre a sua gente ou festejar fatos importantes.




Como essas pessoas ainda não conheciam a escrita, encontraram nos totens um jeito de registrar o que acontecia. Provavelmente é por isso que alguns parecem trazer várias imagens em seqüência, como se fossem símbolos empilhados.




Até hoje os estudiosos tentam decifrar esses símbolos misteriosos, que são como livros e têm muitas histórias para contar!


Curiosidades

◗ A palavra totem vem do termo indígena ototeman e significa parentes como irmãos?

◗ Na Idade Média, os nobres usavam brasões com figuras de leões e águias, que eram como um tipo de totem?
◗ Os maiori, da Nova Zelândia, os maias, da América Central, e povos do Zimbábue também faziam totens em forma de torre?
◗ Os totens do povo haida, do Canadá, são esculturas com mais de 50 metros de altura?

Fonte: http://recreionline.abril.com.br/arquivo/totem_figurasmisteriosas.pdf








E inspirados nos indígenas do Canadá e dos Estados Unidos nós também fizemos nossos totens...





Olha que bonitinho o totem do meu grupo














Todos os totens juntos


Nenhum comentário:

Postar um comentário